quinta-feira, 17 de março de 2011

Monumentos de todo o mundo desligam as luzes dia 26

Monumentos e símbolos arquitectónicos de diversos países, como Alhambra, Torre de Tóquio ou Cristo Rei juntam-se à iniciativa Hora do Planeta e desligam as luzes às 20:30 de 26 de Março para alertar contra o aquecimento global.

O objectivo da Hora do Planeta, que será entre as 20:30 e as 21:30, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e acções que beneficiem a Terra, através da internet, e adoptarem comportamentos diários sustentáveis, como explica a WWF, a associação ambientalista promotora da iniciativa.

Gateway of India ou o Cristo Redentor, no Brasil, Torre Eiffel, em França, Ponte da Liberdade, na Hungria, a Sinfonia de Luzes de Hong Kong (maior luz permanente do mundo) são exemplos de pontos de referência mundiais que se associam à defesa do planeta, enquanto em Portugal a WWF refere centenas de monumentos de 40 cidades.

Em Lisboa, a Ponte 25 de Abril, as estações do Rossio e de Santa Apolónia, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro D. Maria II, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos estarão às escuras.

"Aqueles pontos de referência irão juntar-se a centenas de milhões de pessoas, de empresas, comunidades e governos, em todo o mundo, que desligarão as luzes durante a Hora do Planeta, transcendendo as barreiras de raça, religião, cultura, sociais, geracionais e da geografia, numa celebração global do compromisso com a protecção da única coisa que nos une a todos - o planeta", salienta um comunicado da WWF.

Nepal, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Vietname, Finlândia, África do Sul, Japão, China, Turquia, Hungria são outros países onde será visível a participação na iniciativa.

terça-feira, 8 de março de 2011

Altamente! A 'National Geographic' pôs uma casa a voar



O canal da "National Geographic" tornou real a fantasia de Carl Fredericksen, o velhinho vendedor de balões do filme da Disney/Pixar Up - Altamente!, e pôs uma casa voar agarrada a centenas de balões.

A equipa do programa How Hard Can It Be? do canal da famosa revista "National Geographic" pôs à prova uma das últimas fantasias dos filmes de animação da Disney/Pixar, e recriou a emblemática cena de Up - Altamente! em que a casa do velhinho Carl Fredericksen se ergue do chão, levada por milhares de balões cheios de hélio.

Para conseguir a proeza, os membros do programa construíram uma pequena casa amarela e prenderam-na a 800 grandes balões cheios com o gás de uma botija de hélio cada um.

Depois de muito trabalho e momentos de grande expectativa, a casa ergueu-se do chão e começou a ganhar altitude, chegando aos três mil metros. A pequena casa amarela tornou-se oficialmente no maior objecto que alguma vez voou agarrado a balões, uma recriação quase perfeita da cena de Up - Altamente!, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2009.

domingo, 6 de março de 2011

Festival RTP da Canção 2011 - Canção nº 10 - "Luta é Alegria" - Homens d...



Este foi o vencedor, que irá representar Portugal no Festival da Canção 2011.

Convido-vos a explorarem as restantes canções candidatas, caso, tal como eu, não tenhm tido a opurtunidade de assistir ao programa em directo.
Das canções mais votadas:
"Em Nome do Amor"
"São os Barcos de Lisboa" - Nuno Norte

sexta-feira, 4 de março de 2011

TAP aumenta lucros em 8,7% para 62,3 milhões

TAP aumenta lucros em 8,7% para 62,3 milhões - Economia - DN

A TAP S.A. obteve lucros de 62,3 milhões de euros em 2010, mais 8,7 por cento que no ano anterior, anunciou a transportadora, realçando o regresso a uma situação líquida positiva, o que já não acontecia desde 2008.

Os números hoje divulgados pelo presidente da empresa, Fernando Pinto, referem-se ao negócio do transporte aéreo, já que o resultado consolidado da TAP SGPS, que vai englobar a Groundforce e a Manutenção e Engenharia Brasil - negócios que deverão apresentar prejuízos -, será divulgado "quando todas as empresas do grupo tiverem concluído o fecho das suas contas e o respectivo trabalho de consolidação tiver sido realizado", refere.

Assim, na TAP S.A., para os lucros "contribuiu decisivamente o aumento das vendas no estrangeiro, nomeadamente nos mercados brasileiro (mais 55 por cento que em 2009) e angolano (mais 30 por cento)".

De acordo com TAP, as vendas da TAP (passagens, carga e manutenção) ascenderam a 2.221 milhões de euros em 2010.

A TAP transportou 9.087 milhões de passageiros ao longo do ano passado, mais 7,7 por cento que em 2009, tendo registado uma subida de seis pontos na taxa de ocupação dos aviões, a qual passou de 68,5 para 74,5 por cento.

Já o volume de carga transportada atingiu as 94,2 mil toneladas em 2010, mais 24 por cento que as 76,2 mil toneladas do ano anterior, o que permitiu aumentar a receita de 85,5 milhões, de 2009, para 112 milhões de euros em 2010, ou seja mais 31 por cento.

Volkswagen apresenta nova carrinha 'pão de forma'


Volkswagen apresenta nova carrinha 'pão de forma' - Economia - DN

O grupo Volkswagen vai 'ressuscitar' um ícone que foi lançado em 1950 e que rapidamente se tornou o carro favorito dos 'hippies' pelo seu estilo único e espaço abundante, anunciou a marca no Salão de Genebra.

A Volkswagen, que apelidou o modelo de Bulli - a alcunha com que era conhecida na Alemanha -, apresentou uma versão mais moderna, com seis lugares, alimentada por um motor eléctrico e utilizando um iPad para controlar todo o sistema de entretenimento, controle de temperatura e outras funções.

O maior fabricante de automóveis europeu refere que o Bulli tem uma autonomia movida a electricidade de 300 quilómetros, o que é bastante, considerando que o recente eléctrico Nissan Leaf tem uma autonomia de 200 quilómetros. O Bulli pode atingir a velocidade de 140 quilómetros por hora.

A carrinha Volkswagen 'pão de forma' foi uma ideia de um importador holandês da marca alemã, Ben Pon, que em 1947 traçou uma espécie de autocarro simples construído sobre as rodas de um Volkswagen 'carocha'. O primeiro modelo de 'pão de forma' foi construído entre 1950 e 1967, seguindo-se outras versões.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carros, telemóveis e PC: quais são de confiança?

Toyota continua a liderar, apesar dos defeitos noticiados em vários modelos

Quais são as marcas em que os portugueses mais confiam na hora de comprar um automóvel, um computador ou um telemóvel? As Selecções do Reader's Digest descobriram, no estudo «Marcas de Confiança 2011».

Depois de, no ano passado, ter ultrapassado a confiança depositada na Mercedes-Benz, a Toyota permanece, em 2011, como a marca de maior reconhecimento no que respeita à confiança na categoria Automóveis.

A marca japonesa aumentou mesmo o seu índice de 2010 para 2011: se no ano passado 19% confiavam na Toyota, este ano são 35%. A marca nipónica também é líder de confiança na Finlândia, Rússia e Holanda.

Neste sector, e ao analisarmos os resultados dos restantes países, percebemos que a confiança europeia se dispersa por diversas marcas: Volkswagen (Áustria, Bélgica, Alemanha, Polónia e Suiça), Opel (Croácia e Hungria), Skoda (República Checa), Renault (França e Eslovénia), Dacia (Roménia) e Volvo (Suécia).

Na categoria de Computador Pessoal, a Hewlett Packard merece a confiança de 30% dos cidadãos, sendo que é também líder em mais nove países (Áustria, Croácia, Finlândia, França, Hungria, Holanda, Eslovénia, Suécia e Suíça).

A Canon (38%) é a mais fiável para os leitores da Reader¿s Digest na área das Máquinas Fotográficas. A marca é de confiança também para a maioria dos europeus, com excepção dos croatas, polacos e romenos que preferem a concorrente Sony.

Os telemóveis Nokia perduram como os preferidos dos portugueses (61%) e também do resto da Europa, apesar da França, este ano e na categoria Telefones Móveis/Telemóveis, atribuir o mais alto nível de confiança à Samsung. Graças aos franceses, a Nokia perdeu o lugar privilegiado na confiança dos consumidores europeus, conquistado desde 2000: ser eleita em todos os países.

No que se refere a cartões e seguros, a Visa insiste em ser o cartão com mais crédito junto dos portugueses, tendo obtido voto de confiança de 44% dos leitores da revista. Visa vence também a categoria Cartões de Crédito em mais 14 dos 16 países inquiridos.

Por sua vez, a Medis reconquista a confiança dos portugueses (38%) na categoria Seguros de Saúde, depois de no ano passado ter sido ultrapassada pela Multicare.

As marcas em que os portugueses mais confiam

Caixa Geral de Depósitos, Continente, Delta, Galp, Sagres, Sapo e TMN são exemplos de algumas insígnias nacionais que continuam a conquistar a confiança dos consumidores portugueses

O cidadão português mantém-se fiel aos produtos nacionais. A conclusão resulta do estudo «Marcas de Confiança 2011», da Selecções do Reader's Digest, realizado em 16 países europeus, que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias. De salientar que nesta edição foram incluídas três novas categorias: Estação de Rádio, Produtos de Higiene Oral e Produtos Lácteos.

As marcas nacionais continuam a liderar muitas das escolhas dos portugueses. É de reter a confiança que os portugueses depositam no óleo Fula (79% na categoria Óleos Alimentares), na Delta (66% nos Cafés), na Sagres (58% nas Cervejas), na Galp (56% nas Gasolineiras), na TMN (49% em Redes de Telemóvel), na Worten (43% em Cadeia/Loja de Distribuição), no Continente (41% em Hiper/Supermercados) e na Caixa Geral de Depósitos (37% na Banca).

Muitas destas marcas, que já se distinguiam no ano passado, subiram ainda mais este ano: Worten sobe 13%, Galp 7%, Fula 3%, Continente 2% e CGD 1%.

Marcas portuguesas de confiança são também a Abreu (65% na categoria Agência de Viagens), a Luso (63% em Águas Engarrafadas), o Sapo (31% em Empresas de Serviço Internet) e a Fidelidade Mundial (21% em Companhias de Seguros).

Os CTT, com 51%, mantêm o lugar de liderança na categoria Empresas de Serviço Público. Na categoria Estação de Rádio, introduzida este ano, a marca mais votada é a RFM (27%).

Nas categorias Cremes Para Barrar e Produtos Lácteos as marcas que merecem maior confiança do povo luso são, respectivamente, a Becel (51%) e a Mimosa (26%). Já a Nestlé, tal como em 2010, volta a ganhar em duas frentes: Cereais de Pequeno-Almoço (37%) e Chocolates (56%). Ao decidirem que alimento elegerem para o seu animal de estimação, os leitores decidem-se pela marca Friskies, que obteve 45% dos votos de confiança, mais 10% do que no ano transacto.

L'Oréal destrona Nívea

No que se refere à higiene e beleza, em primeiro lugar, é de salientar o voto de confiança que os leitores da Reader¿s Digest atribuem à L'Oréal (19% na categoria Cosmética/Cuidados com o Rosto), que destrona, assim, a Nívea, líder de confiança em 2009 e 2010. Apesar deste volte-face, a marca Nivea mantém a confiança no ranking dos Cuidados com a Pele (Corpo), com 32%.

A Colgate garante o primeiro lugar na nova categoria Produtos de Higiene Oral (43%). Halibut continua a ser a marca de Creme para Tratamento de Problemas de Pele com mais confiança e reconhecimento do público (39%), enquanto que, na categoria de Cuidados com o Cabelo, a Pantene continua a liderar as preferências dos consumidores (47%). Quando se trata de escolher um produto para a coloração do cabelo, L¿Óreal surge no topo da confiança, com 41% das referências dos inquiridos.

Na categoria de Grandes Electrodomésticos, a Miele sobe ao pódio da confiança com 42% dos votos.

Ao serem questionados sobre qual o Detergente para a Máquina de Loiça em que mais confiam, os portugueses escolhem Sun (40%). E quando passamos da limpeza da loiça para a do lar, a marca Sonasol, da alemã Henkel, consegue 45% de confiança na categoria Detergentes para a Limpeza do Lar. Skip é a marca preferida na categoria Detergentes para a Roupa, insígnia que em 2011 reforça o seu reconhecimento e a liderança com 69%. Este elevado índice de confiança reflecte e confirma a forte quota de mercado que a marca detém em Portugal. Na categoria Amaciadores de Roupa, foi uma outra marca do universo Unilever - Jerónimo Martins, a Comfort, a ser eleita como a de maior confiança para metade dos portugueses inquiridos (51%).

Políticos e pilotos de avião: em quem confiamos mais?

Os portugueses confiam, acima de tudo, em pilotos de aviação e bombeiros: 96% dos cerca de mil leitores da Selecções do Reader's Digest que, em Portugal, responderam ao questionário sobre confiança, disseram confiar nestes profissionais. Na ponta oposta da lista, a maioria revelou descrença na classe política.

Sempre na cauda do ranking, os políticos surgem como a profissão em que os portugueses menos confiam (apenas 4% afirma ter muita ou bastante confiança). Em última análise, tal significa que 96% dos portugueses não depositam nenhuma confiança na classe política.

As conclusões resultam do estudo «Marcas de Confiança 2011», da Selecções do Reader's Digest, realizado em 16 países europeus, que avalia os níveis de confiança dos povos em profissões e instituições.

Vendedores de carros e jogadores de futebol mal cotados

Os portugueses desconfiam também dos vendedores de automóveis, uma vez que 90% dos inquiridos assegura não ter muita ou mesmo nenhuma confiança neles. Também os jogadores de futebol aparecem mal cotados na tabela da confiança, uma vez que só conseguem conquistar a confiança de 17% dos portugueses.

«Apesar de continuarem a ser muito reduzidos, regista-se, em 2011, um aumento dos níveis de confiança nestas categorias profissionais, se compararmos com o ano passado. Tal pode significar a necessidade de segurança e de estabilidade por parte das pessoas nos momentos críticos e de crise que a sociedade atravessa», escreve a entidade em comunicado.

Médicos, farmacêuticos e enfermeiros são de confiança

No topo da tabela das profissões em que os portugueses confiam encontram-se, depois dos pilotos de aviação e dos bombeiros, que este ano perdem a liderança por uns simbólicos 12 votos de diferença, os profissionais que zelam pela nossa saúde: Enfermeiros (91%), Farmacêuticos (88%) e Médicos (87%). Logo a seguir, a confiança dos portugueses recai sobre os Agricultores, com 85%, e os Professores (84%).

Ainda em termos de categorias profissionais, o estudo de 2011 conclui que os portugueses manifestam grande confiança nos Meteorologistas (74%) e nos Polícias (70%).

Em contrapartida, confessam alguma desconfiança face aos Padres (44%), Taxistas (41%), Jornalistas (39%), Agentes de Viagens (32%) e Juízes (29%). Os Consultores Financeiros (28%), os Advogados (24%) e os Líderes Sindicais (19%) são também classes de pouca confiança.

Mais de metade confiam no euro e na União Europeia

Também em termos de instituições, os portugueses escolhem em quem confiam. Em Portugal, a Televisão e Rádio e o Casamento disputam os lugares de instituições mais confiáveis, com, respectivamente, 70% e 69% de cidadãos a confirmarem que confiam muito ou bastante.

Os Ambientalistas (51%), a Igreja (57%), o Euro (54%), a Internet (53%), a União Europeia (52%), a Imprensa Escrita (52%), as Multinacionais (49%) e a Banca (43%) são também instituições bem posicionadas no ranking da confiança portuguesa.

Abaixo dos 50% de confiança, encontramos a função pública (39%), a publicidade (23%), o sistema judicial (19%) e o governo (15%).

A confiança na União Europeia, enquanto instituição, foi outra das análises levadas a cabo pelo estudo «Marcas de Confiança 2011». Em Portugal, para 53% dos inquiridos, a União Europeia tem influência fora dos seus países membros, podendo actuar e agir fora do círculo europeu. Quanto à adesão à moeda europeia, 65% acredita existirem vantagens no euro, contudo 41% estaria disposto a voltar à nossa moeda original (escudo)

terça-feira, 1 de março de 2011

Comer bem até aos 100...: LEGUMES E FRUTAS NO CINEMA

Comer bem até aos 100...: LEGUMES E FRUTAS NO CINEMA: "Aqui está uma excelente campanha para promover o consumo de legumes e frutas. Vale a pena visitar o site da empresa brasileira dona desta pu..."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BBC vs Diário de Notícias

Entretanto acabei de perceber que o DN traduz e resume as notícias da BBC-HealhNews e publica-as no seu site.

Educação reduz pressão arterial

O estudo publicado no jornal "BMC Public Health" mostra que a ligação é mais evidente nas mulheres do que nos homens.

As pessoas que têm níveis superiores de educação têm menos riscos de ter doenças cardíacas. E os investigadores acreditam que é por terem níveis de pressão arterial mais baixos.

[ Despite exam stress, a long stint in education is good for people's blood pressure, according to researchers in the US.

The British Heart Foundation said the findings supported the link between deprivation and heart disease risk.

The study looked at 30 years of data from 3,890 people who were being followed as part of the Framingham Offspring Study.

People were divided into three groups, low education (12 years or less), middle education (13 to 16 years) and high education (17 years or more).
The average systolic blood pressure for the 30 year period was then calculated.]

Falha no Gmail apaga dados de 150 mil utilizadores


Falha no Gmail apaga dados de 150 mil utilizadores - Ciência - DN

OMG

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

America's healthiest fast-food breakfasts


This Starbucks sampler scores high for having all the components of an ultra-satisfying breakfast.

Used to be, when you grabbed breakfast on the go, it was a diet disaster: nothing but fat-and-calorie bombs like butter-soaked croissants and jumbo muffins. Now, it's much easier to do right by your body: Fast-food legends like McDonald's and IHOP, as well as newbies like Cosi and Panera Bread, offer surprisingly healthy options that are filling, light, and much easier on your arteries.

The key to finding a healthy breakfast, says Christine Gerbstadt, MD, RD, spokeswoman for the American Dietetic Association, is finding a good-for-you mix of complex carbs (like whole grains), protein, and healthy fats to keep you satisfied.

So with that in mind, we asked our team of experts to choose and rank the best a.m. grub. Here, the standouts -- and why each one made the cut.

1. Spinach Florentine Breakfast Wrap (Cosi)
Calories 334; Fat 21g (sat 8g); Protein 24g; Carbohydrate 21g; Fiber 11g; Sodium 516mg

2. Protein Artisan Snack Plate (Starbucks)
Calories 370; Fat 19g (sat 6g); Protein 13g; Carbohydrate 36g; Fiber 4g; Sodium 470mg

3. Berry Topper Ideal Meal (Jamba Juice)
The name is spot on. "
Calories 300; Fat 4.5g (sat 0.5g); Protein 9g; Carbohydrate 59g; Fiber 7g; Sodium 85mg (for 12 ounces)

4. Apple Cinnamon Oatmeal (Au Bon Pain)
Calories 280; Fat 4g (sat 1g); Protein 8g; Carbohydrate 56g; Fiber 7g; Sodium 10mg

5. Scrambled Egg Whites, Chicken Sausage, and Fruit (Denny's)
Calories 230; Fat 9g (sat 0g); Protein 19g; Carbohydrate 19g; Fiber 3g; Sodium 447mg

6. Fruit & Maple Oatmeal (McDonald's)
The judges praised McDonald's for adding this good-for-you pick with fresh fruit to its menu (breakfast antioxidants at the drive-through -- nice). This tasty treat includes diced green and red apples, dried cranberries, raisins, a touch of cream, and brown sugar. Plus oatmeal's soluble fiber helps lower cholesterol and control blood sugar, helping to fight off diabetes, Largeman-Roth says.
Calories 260; Fat 4.5g (sat 1.5g); Protein 7g; Carbohydrate 48g; Fiber 5g; Sodium 115mg (for oatmeal without brown sugar)

7. Simple & Fit Veggie Omelette (IHOP)
Calories 320; Fat 10g (sat 1g); Protein 21g; Carbohydrate 40g; Fiber 8g; Sodium 420mg

8. Western Egg White & Cheese Muffin Melt (Subway)
Calories 160; Fat 4g (sat 1.5g); Protein 15g; Carbohydrate 19g; Fiber 5g; Sodium 680mg

9. Egg White Turkey Sausage Wake-Up Wrap (Dunkin' Donuts)
Calories 150; Fat 5g (sat 2.5g); Protein 11g; Carbohydrate 14g; Fiber 1g; Sodium 400mg

10. Breakfast Power Sandwich (Panera Bread)
Calories 330; Fat 14g (sat 6g); Protein 22g; Carbohydrate 31g; Fiber 4g; Sodium 830mg.

in CNN News,
from Health.com

Portugal em 1.º lugar nos serviços públicos electrónicos

Portugal em 1.º lugar nos serviços públicos electrónicos

O ministro da Presidência anunciou hoje que a Comissão Europeia colocou Portugal, pela segunda vez consecutiva, em primeiro lugar no 'ranking' de serviços públicos electrónicos, com classificação máxima em todos os parâmetros de análise.

por Lusa
21 Fev 2011

Os países consumidores de petróleo têm reservas de emergência



David Fyfe, da Agência Internacional de Energia, disse hoje que Os países consumidores de petróleo têm à disposição reservas de emergência para estabilizar os mercados, caso a violência na Líbia e no Médio Oriente dificulte o abastecimento

David Fyfe, que lidera o departamento do setor petrolífero e mercados da AIE, disse que os 28 países membros da organização, sobretudo consumidores como os Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Alemanha, têm reservas de 1,6 mil milhões de barris - o equivalente a quatro milhões de barris de petróleo por dia nos próximos 12 meses - que podem colocar no mercado, se necessário.

"É uma opção de último recurso, mas vale a pena relembrar que existe e que foi utilizada no passado, quando houve interrupções de fornecimento (...) É uma espécie de seguro para o mercado. Em nossa opinião, não é algo que deva ser utilizado para fazer gestão de preços", afirmou Fyfe, em Londres, na Semana Internacional do Petróleo, um dos eventos mais importantes do ano no setor.

A AIE só utilizou duas vezes as reservas dos países, para estabilizar os mercados durante a primeira Guerra do Golfo, em 1991, e depois do Furacão Katrina ter atingido o Golfo do México, em 2005.

Os preços do petróleo aumentaram hoje com a escalada de violência na Líbia, nos protestos contra o regime de Muammar Kadhafi, cujo filho ameaçou, no domingo, que os manifestantes arriscam dar origem a uma guerra civil que "vai queimar" a indústria e a riqueza petrolífera da Líbia.

A Líbia exporta cerca de mil milhões de barris de crude por dia, mas mais preocupante para os mercados é a possibilidade dos protestos se espalharem para à Arábia Saudita e ao Kuwait. Fyfe considerou que a situação no Médio Oriente é de "verdadeira preocupação", lembrando que a região representa 60 por cento de todo o petróleo no mundo e 40 por cento da totalidade do gás natural.


in DN 21 Fev 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ISA - Instituto superior de Agronomia - Cursos de Formação Pós-Graduada

Cursos de Formação Pós-Graduada

Entre outros cursos de Formação Pós-graduada, o ISA oferece:
-) Curso de Determinação da Textura em Alimentos (8h)
200 € publico em geral
(para os mais interessados - http://www.isa.utl.pt/files/pub/ensino/formacao/Folheto_Texturas2007.pdf)

-) Cursos de Prova de Azeites Virgens (12h)
250€ para o público em geral
(para os mais interessados:http://www.isa.utl.pt/home/node/1917)

[ tou indecisa qual destes será a minha escolha ]

AEROCOLOGIA: Radar meteorológico para seguir morcegos - Ciência - DN

Radar meteorológico para seguir morcegos - Ciência - DN

Os radares são uma janela para o espaço aéreo. Enviam ondas rádio que se reflectem nas gotas de chuva ou aviões, mas também nas aves, morcegos ou até insectos. Para prever as tempestades, os meteorologistas têm de filtrar a informação e os dados emitidos pelos organismos vivos. Informação que, por outro lado, pode ser essencial para cientistas como Winifred Frick, que a usa para seguir morcegos, numa nova ciência conhecida como "aeroecologia".

...

A expressão "aeroecologia" foi inventada há dois anos por Thomas H. Kunz, da Universidade de Boston, para descrever a interacção dos organismos vivos (aves, morcegos e insectos) na baixa atmosfera. "É uma ciência interdisciplinar ou transdisciplinar no sentido que envolve biólogos especialistas em aves ou morcegos, entomologistas, cientistas especialistas em radares e meteorologistas", disse numa apresentação na conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência.

in DNciencia

Ser bilingue protege cérebro da demência - Ciência - DN


Ser bilingue protege cérebro da demência - Ciência - DN

Estudo

Falar mais que uma língua aumenta as capacidades mentais e reduz os riscos de demência que podem surgir com a idade, de acordo com um estudo canadiano. O facto de ser bilingue ou até mesmo de aprender uma outra língua na idade adulta revelou ter efeitos positivos sobre o cérebro, atenuando o processo de deterioração mental, explicou Ellen Bialystok, da Universidade York de Toronto.

"As experiências junto a adultos bilingues indicam que o bilinguismo pode ter um efeito protector contra a Alzheimer e outras formas de demência", disse. No estudo que envolveu 211 doentes com Alzheimer, dos quais 102 bilingues, a doença foi diagnosticada 4,3 anos mais tarde nas pessoas que falavam mais que uma língua. Para Bialystok, co-autora do estudo, a maior resistência à doença explica-se pelo facto de o bilinguismo manter a actividade cerebral.

"Quanto mais tempo a pessoa tiver sido bilingue, melhor ela fala correctamente a segunda língua", uma ginástica mental que contribui para trabalhar as meninges (membranas envolventes do eixo nervoso cerebroespinal). "Se começarmos a aprender outra língua aos 40, 50 ou 60 anos é pouco provável que nos tornemos bilingues, mas mantemos a actividade do cérebro."

[Apesar de não achar própriamente uma novidade.

ENSINAR O IDOSO A CONVIVER COM A VELHICE:
- A (a manutenção da actividade intelectual);
- B (bom humor);
- C (cigarro – que é para afastar)
- D (dieta);
- E (exercício físico)
- F (Fazer amor)

Quanto ao ponto A, é sabido que a partir dos 50 anos há alguma perda da capacidade intelectual (5% das capacidades intelectuais por década), que devemos considerar, se não houver patologia evidente, uma perda benigna de memória.
Muitas vezes, principalmente após a reforma, parece haver uma queda abrupta do rendimento intelectual que parece estar mais relacionado com o desuso desta capacidade do que com o envelhecimento. Mesmo nas pessoas que não têm um emprego convencional, têm preocupações, rotinas e trabalhos que obrigam a uma concentração, esforço e memória e a reforma faz com que de repente deixem de ter isso e tenham uma baixa grande do rendimento intelectual.
Há evidência científica que é possível a recuperação de funções cognitivas com exercícios mentais, como uma ginástica mental que devemos tentar manter o resto da vida (palavras cruzadas, sudoku, ler e comentar o jornal, etc.).

in Introdução doenças de Envelhecimento -
Atitudes Positivas no Envelhecimento
3º ano - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
]

Lisboa alarga recolha porta a porta para tirar ecopontos da rua até 2013




Lisboa alarga recolha porta a porta para tirar ecopontos da rua até 2013

Retirar até 2013 todos os ecopontos, à excepção dos vidrões, da via pública. É este o objectivo da Câmara Municipal de Lisboa, que, para isso, alargará progressivamente a toda a cidade a recolha selectiva...

[curioso: antes dizia-se que não havia ecopontos suficientes, agora o objectivo é tirá-los da cidade]

EMEL prepara pagamentos por telemóvel

Balanço do Smart Park
EMEL prepara pagamentos por telemóvel

por LusaOntem

A Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) faz um balanço positivo de um ano de "smart park", uma espécie de 'parquímetro' individual, e prepara novas formas de pagamento nomeadamente através do telemóvel.

Diogo Homem, responsável de comunicação da EMEL, garantiu à agência Lusa que o "balanço é muito positivo", assim como a receptividade dos condutores à nova forma de pagamento.

"A utilização [dos smartpark] responde a uma necessidade real dos utilizadores do estacionamento rotativo em Lisboa", comentou o responsável, lembrando que com o aparelho evitam-se as deslocações aos parquímetros. Além disso, realça, "o pagamento debitado corresponde apenas ao tempo efectivo de utilização do lugar de estacionamento".

A perspectiva futura da empresa é que "quem já utiliza continue a utilizar e que surjam novos utilizadores regulares" do dispositivo.

A EMEL lançou recentemente um concurso público internacional, que prevê o aparecimento de uma nova forma de pagamento que passe pela utilização do telemóvel.

"Em função dos resultados do concurso, imaginamos ter novidades nessa matéria ao longo deste ano", anteviu a empresa.

Erro faz Segurança Social pagar dois milhões a mais

Erro faz Segurança Social pagar dois milhões a mais

Os contribuintes que receberam mais dinheiro que era suposto já estão a ser notificados para o devolver.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Homem alertou a GNR para o seu suicídio

Homem alertou a GNR para o seu suicídio

[só para confirmar que isto realmente acontece: a maior parte dos suícidios têm um aviso prévio, que muitas vezes é desvalorizado - É um conceito efectivo da medicina psiquiática.

Aspectos mais comuns do suicídio (segundo Shneidman)- destacando alguns:
“O estímulo comum do suicídio é uma dor psicológica intolerável”, este é o aspecto essencial, há uma profunda dor psicológica. Outro é: “A emoção comum no suicídio é o desespero – abandono”. Há um crescente desespero, pouca esperança e sentimento de abandono na pessoa que se suicida e como o estado cognitivo é a ambivalência outro aspecto é “O acto inter-pessoal, é a comunicação da intenção”. Há sempre a procura de uma solução.]

Menina com 26 dedos entra para o Guinness
















por DN.ptHoje

Menina com 26 dedos entra para o Guinness

Lei Yadi Mim, de apenas um ano e quatro meses, nasceu com polidactilia, uma doença genética de alteração nos genes. Tem seis dedos em cada mão e sete em cada pé.

Phyo Min Min Soe, de 26 anos, mãe da menina, disse à agência AP estar muito feliz por a filha conquistar um recorde mundial, desvalorizando a deficiência. "Ela parece ter uma maior compreensão das coisas e não se queixa muito", referiu. A menina é natural de Mianmar, antiga Birmânia.

O recorde anterior oficialmente reconhecido era de Pranamya Menaria, de cinco anos, e Devendra Harne, de 15, ambos da Índia. Cada um tinha 12 dedos nas mãos e 13 nos pés. No entanto, foi descoberto no ano passado um menino chinês que tinha 31 dedos (15 nas mãos e 16 nos pés) que não foi registrado no Guinness Book.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jerónimo Martins - notícias 18 Fevereiro

notícia 1: Lucro da Jerónimo Martins cresce 40,3% em 2010
Os lucros da Jerónimo Martins aumentaram 40,3 por cento em 2010 face ao ano anterior, para 281 milhões de euros, anunciou hoje o grupo de distribuição em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores...


notícia 2: Jerónimo Martins dá aumentos aos trabalhadores.
O presidente da Jerónimo Martins anunciou hoje que a empresa vai aumentar os salários dos trabalhadores este ano e atribuir prémios de 275 euros a cada trabalhador



[A Jerónimo Martins é um grupo empresarial português de distribuição alimentar e indústria, presente em Portugal e na Polónia.
- Unidades de negócio: Em Portugal, a sua área de actividade primordial são os sectores de retalho e grosso, com as marcas Pingo Doce e Recheio. Também opera no sector da indústria, com uma parceria entre a Jerónimo Martins e a Unilever. De destacar ainda a chocolateira Hussel, a Caterplus, a Jeronymo (uma rede de cafés), a geladeira norte-americana Ben & Jerry's e as lojas e quiosques Olá, tudo marcas criadas, exploradas ou trazidas para o país pela mão do GJM. Na Polónia, opera apenas com a insignia Biedronka.
- A Sociedade Francisco Manuel dos Santos, principal accionista deste grupo, criou em 2009 a Fundação Francisco Manuel dos Santos..
- Protestos contra a Empresa: A Jerónimo Martins em Portugal tem recebido alguns protestos por parte dos activistas, mais nomeademente pela Greenpeace. Os protestos devem-se à campanha que a organização está a desenvolver de preservação dos Oceanos e das espécies marinhas.]

Freira expulsa de convento por usar Facebook

María Jesús Galán, de 54 anos, há 35 a viver no Convento de Santo Domingo em Toledo, em Espanha, foi expulsa por ter um perfil no Facebook, de acordo com uma notícia do "El País".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governo aprova extinção do número de eleitor

| 14:11 | - 17 Fev 2011

O Governo aprovou hoje um diploma que determina a extinção do número de eleitor e a sua substituição pelo número de identificação civil, mas a alteração só irá produzir efeitos a partir de 01 de Janeiro.

[Esou certa que uviram enquanto votava nestas últimas eleições]

Bélgica bate recorde por estar há 249 dias sem governo




A Bélgica cumpre hoje 249 dias sem conseguir formar governo, batendo um recorde mundial que até agora pertencia ao Iraque.

O corpo só aguenta a paixão durante dois anos



Melhor comprovado ou não, aqui vai!

Pode durar pouco tempo, mas especialistas explicam que todo o organismo funciona melhor quando estamos apaixonados.

É o cérebro que comanda todo o processo. O aspecto físico, o cheiro e a personalidade são os factores que desencadeiam todas sensações que associamos à paixão, das "borboletas no estômago", ao coração acelerado e às noites sem dormir. Mas o "coktail químico" que as provoca não dura mais do que dois anos.

Especialistas explicam como todo o organismo funciona melhor quando estamos apaixonados, felizes e motivados para a vida. "Apaixone-se", recomenda o psicólogo Abel Matos Santos. "Prolonga-lhe a vida e dá-lhe bem estar".

in DN ciência

Christina Aguilera cai durante actuação nos Grammys



E para iniciar um novo blog, aqui vos deixo uma das últimas do DN pessoas!